O Último Veredictum

Quem nunca procurou a verdade com certeza nunca errou. Mikhail Saltykov-Stcherdrine

A minha foto
Nome:
Localização: Alcântara, Lisboa, Portugal

quinta-feira, novembro 23, 2006

Conselho para o Futuro!

Caros amigos,

Alguém, em tempos, disse...

Usem Protector Solar.

Se eu pudesse dar um conselho em relação ao Futuro, diria também: "Usem Filtro Solar."

Os benefícios, a longo prazo, do uso do Filtro foram cientificamente provados. Os demais conselhos que darei baseiam-se unicamente em algumas próprias experiências que vi e conheci.

Eis aqui um conselho:

Desfruta do poder e da beleza da tua juventude.

Oh, esquece. Tu só vais compreender o poder e a beleza da tua juventude quando já tiverem desaparecido. Mas, acredita em mim, dentro de 20 anos, olharás para as tuas fotografias e compreenderás, de uma maneira que não podes compreender agora, quantas oportunidades se abriram para ti era realmente fabuloso/a.

Tu não és tão gordo/a quanto tu imaginas.

Tu não és tão feio/a quanto tu imaginas.

Não te preocupes com o Futuro. Ou preocupa-te se quiseres, sabendo que a preocupação é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de Álgebra mastigando uma pastilha.

É quase certo que os problemas que realmente têm importância na tua vida é aqueles que nunca passaram pela tua mente, tipo aqueles que tomam conta de ti ás 4 da tarde em alguma terça-feira ociosa.

Todos os dias, faz alguma coisa que seja assustadora.

Canta.

Não trates os sentimentos alheios de forma irresponsável, não toleres aqueles que agm de forma irresponsável em relação a ti.

Relaxa.

Não percas tempo com a inveja, algumas vezes ganhas, outras perdes. A corrida é longa, no final, tens que contar só contigo mesmo. Lembra-te sempre dos elogios que recebes. Esquece os insultos. (se conseguires fazer isto, diz como). Guarda as tuas cartas de amor. Atira fora os teus velhos extractos bancários.

Estica-te.

Não tenhas sentimento de culpa se não sabes muito bem o que queres da vida, as pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma ideia de que fariam na vida. Outras de 40 anos que conheço ainda não sabem.

Toma bastante cálcio.

Faz-te amigo dos teus joelhos. Irás sentir falta deles quando não funcionarem mais.
Talvez te cases, talvez não. Talvez tenhas filhos, talvez não. Talvez te divorcies aos quarenta, talvez dances uma valsinha quando fizeres 75 anos de casamento.
O que quer que faças, não te orgulhes nem te critiques demais. Todas as tuas escolhas têm 50% de hipótese de dar certo. Como as escolhas de todos os demais.
Ama o teu corpo da maneira que poderes. Não tenhas medo dele ou do que as outras pessoas pensam dele. Ele é o teu maior instrumento.

Dança.

Mesmo que o único lugar que tu tenhas para dançar seja a sala de jantar. Lê todas as indicações, mesmo que não as sigas. Não lei-as revistas de beleza, a única coisa que elas fazem é mostrar que tu és uma pessoa feia. Escuta e entende os teus pais, nunca sabes a falta que vais sentir deles.
Delicia a presença dos teus irmãos, eles são o melhor vínculo com o teu passado e aqueles que, no futuro, provavelmente nunca te deixarão na mão.
Entende que amigos vão e vêm, mas que há um punhado deles preciosos, que tu tens que guardar com carinho.
Trabalha duro para transpores os obstáculos geográficos e da vida, porque quanto mais tu envelheces tanto mais precisas das pessoas que conheces-te na juventude.
Mora em Lisboa, mas muda-te antes que a cidade te transforme numa pessoa dura, mora numa outra cidade qualquer, mas muda-te antes de te tornares numa pessoa muito indolente.

Viaja.

Aceita certas verdades eternas:
Os preços sempre vão subir; os políticos seram sempre todos mulherengos; tu também vais envelhecer.
E quando envelheceres, vais fantasiar que, quando eras jovem, os preços eram acessíveis, os políticos eram nobres de alma e as crianças respeitavam os mais velhos.
Respeita as pessoas mais velhas. Não esperes apoio de ninguém. Talvez tenhas um reformado/a, talvez tenhas um/a cônjuge rico/a. Mas, nunca sabes quando um ou outro podem desaparecer.
Não mexas muito o teu cabelo, senão, quando tiveres 40 anos, vais ficar com aparência de 80.
Tem cuidado com as pessoas que te dão conselhos, mas paciência com elas, conselho é uma forma de nostalgia, dar conselho é uma forma de resgatar o passado do balde do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por um preço maior do que realmente vale.
Mas, acredita em mim quando eu falo de "Protector Solar".

Canta, Relaxa, Estica-te, Dança, Viaja mas especialmente leva uma vida a sorrir!


Etiquetas: